terça-feira, 28 de setembro de 2010

Se preparando para o verão

“Desde o princípio dos tempos até nossos dias, passando pelo Império Romano e o Antigo Egito, o ser humano tem se preocupado por manter curtos seus cabelos e seus pêlos. Já na Idade da Pedra, os homens cortavam suas barbas com pedras afiadas, talvez para se sentirem mais cômodos na hora de comer.”

Outro dia a Lili postou sobre mulheres que aderiram ao natural e simplesmente cortaram da vida delas essa encheção de de depilar (http://www.coisasdalili.com.br/2010/09/ja-pensou-se-essa-moda-pega.html). Depilar é realmente muito chato, dolorido e penoso, mas essa definiticamente não é a melhor solução! Gente imagina isso aqui em um país tropical: o cheirinho que não vai dar!!! Ui!! E fora que, esteticamente falando, é péssimo! Então ao invés de adotar a moda mulher das cavernas, trouxe aqui algumas dicas para continuarmos na modernidade (eviva a modernidade!).

O pêlo

Os cabelos ou pêlos humanos estão dentro de folículos pilosos. Na base do folículo está a papila, a origem das células que formam o cabelo. O talo piloso – quer dizer, o pêlo – consiste de três partes: o córtex, a cutícula e a medula.

Em média, as mulheres têm cerca de 11.000 folículos pilosos nas pernas e 2.500 nas axilas. A soma dessas cifras (13.500), é o número de folículos que um homem tem em sua barba. O número de folículos de uma pessoa está determinado geneticamente, portanto, depois de nascer, não são gerados novos folículos.

Os pêlos crescem em média 0,635 cm por mês.

Dicas importantes para uma boa depilação
  • Um dia antes da depilação, esfolie a região a ser depilada para retirar aqueles pêlinhos encravdos malditos, mas cuidado ocm áreas já sensibilizadas e que ainda sofrerão com a depilação;
  • Faça esfoliações períodicas para a renovação das células e retirada dos pêlos encravados (sugestão de produtos: Natura e Mary Kay);
  • Limpe a região antes do processo de depilação para evitar infecções;
  • No dia em que se depilou com cera, evite a exposição ao sol, porque com o bronzeado pode vir manchas escuras nada charmosas;
  • Logo após a depilação não use cremes ou óleos hidratantes, pois eles podem obstruir os folículos ocasionando irritações e os tais malditos pêlos encravados;
  • Se você optar por depilar com lâminas, durante o banho passe condicionador na região a ser depilada e depois passe a lâmina. O condicionador ajuda a proteger a pele e evitar irritações. Além disso faça movimentos suaves e leves, pressionando o menos possível.;
  • Só depile se a pele da região estiver em condições.
Tipos de depilação
  • Depilação a laser: A depilação a laser é uma boa opção, além de ser menos invasiva, ela diminui o volume dos pêlos, pois age diretamente na raiz. As desvantagens são: custo, risco de queimaduras e de aparecimentos de manchas escuras. Pode ser aplicada em todas as regiões do corpo.
  • Ceras: É um dos mais comuns. Seu o uso contínuo pode diminuir aquantidade de pêlos, e estes só começam a crescer apos 20 ou 30 dias. Esse método é mais indicado para quem tem pêlos grossos, pois dilata os poros e facilita a retirada. Já a cera fria é um pouquinho mais dolorida pois não há dilatação dos poros. As desvantagens são: é doloroso, pode causar queimaduras, foliculites e estourar vasinhos.
  • Cremes depilatórios: são práticos e rápidos, só que podem provocar alergias. Além disso, os pêlos voltam a crescer muito rápido de um a três dias. Fora que costuma sobrar uns requícios qdo o pêlo é muito grosso.
  • Aparelhos elétricos:  práticos e portáteis, retira o pêlo desde a raiz sem a sujeira que a cera faz e tem duração equivalente à esse método, já que o pêlo também é arrancado pela raiz. Desvantagem: é dolorido.
  • Lâminas: método indolor e rápido.No entanto, pode causar grandes irritações e pêlo cresce bem mais rápido. O ideal é que seja feita durante o banho para que a água quente amacie o pêlo, facilitando sua retirada. Utilizar lâminas de depilar novas garante uma depilação mais precisa, suave e confortável. Também reduz possíveis cortes e irritação.
  • Descolorantes: na verdade não é um método de depilação já que o pêlo não é retirado, mas é uma boa estratégia. Lembrando que é favorável para quem tem pouco pêlo e a pele mais clara. O constrastre pele morena com fio branco não é bonito frozinhas! Ele não fica disfarçado e sim muiiiiiiito evidenciado.

 

Frozinhas, eu tenho pavor de lâmina!!! Minha pele fica tão, mas tão irritada que o pêlo já passou da hora de depilar, mas a pele ainda não aceita uma nova depilação. Fora o desconforto causado após a depilação. Então resolvi partir para as cêras, fui feliz por um tempo. Até que a melação da cera começou a me irritar profundamente e apareceram alguns vazinhos na minah perna. Fora a experiência mara de ter sido queimada bem na virilha pela depiladora e receber como premiação manchas escuras na região! Nobody deserve!!! Até que tomei coragem e comprei um depilador elétrico. Adeus melação, adeus vasinhos, adeus gente joselita me queimando!! Eu mesma me depilo e na hora que quero. Fui para a praia levando ele e foi tuuuuuuuuuuudo de bom na vida de uma pessoa! A primeira depilação é meio tensa, mas depois você se acostuma com o aparelho e é só alegria. Eu mesma me depilo e depilo tudo: perna, axila e virilha. Enfim, meus problemas quase se acabaram. O ruim é que, assim como a cera, há um aumento de pêlos encravados. E eu tenho bastante. Mas tenho contornado bem com a esfoliação e não passando creme logo após a depilação (realmente funciona!). Eu mega recomendo para quem ainda não tem para a depilação a laser, que um dia eu ei de fazer!

http://www.gillettefemenina.com/default.asp?idPais=2

Um comentário:

  1. Nossa, super ultra util!!!! Tive que citar esse post no meu blog!!! Inclusive a técnica de passar o condicionador antes de depilar com lâmina! Amei!!!!

    ResponderExcluir